Saúde Mental – Parte 1 – Por que você está aqui?

Oi, querida aluna,

Tudo bem com você? Gostaríamos que você dedicasse alguns minutinhos (4 minutos para ser exata) para esta leitura. Vamos juntas? 🥰

Notamos nos comentários um grande interesse por temas de saúde mental, como autoestima e ansiedade e nervosismo. Estudar para concursos públicos pode ser emocionalmente desgastante. Todas sabemos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua, muitas vezes estressante e solitária. Mas, a pressão e a autocobrança para dominar várias disciplinas e enfrentar provas podem aumentar a ansiedade. Por isso, é essencial abordar essa questão proativamente, mantendo um equilíbrio saudável entre os estudos e o bem-estar mental.

A ansiedade antes das provas é um problema comum e pode impactar bastante o desempenho de vocês. Sabemos que a jornada rumo ao sucesso em concursos públicos é desafiadora, especialmente para aquelas que equilibram estudos com responsabilidades familiares.

Este texto é um convite para você refletir sobre sua motivação, superar a ansiedade e construir a confiança necessária para conquistar seus objetivos no concurso público.


Comece pelo porquê. Por quê? Por quê? Por quê? 

  • Por que você quer passar em um concurso público?
    Para ter estabilidade na carreira.
  • Por quê?
    Para ajudar minha família e poder comprar uma casa.
  • Por quê?
    Porque assim terei segurança e conforto familiar, construindo esse sonho com eles.
  • Por quê?
    Porque desejo e mereço essa felicidade para mim e para os meus entes queridos.

No final, você encontrará seu verdadeiro motivo: você busca independência financeira, promovendo conforto para você e sua família. Há uma frase que diz: “Quem sabe o seu porquê enfrenta qualquer como.” Reserve alguns minutinhos para refletir: o que você conquistará ao passar nesse concurso público?

Seja leve consigo mesma!

Talvez você já tenha ouvido este conselho, mas sentir-se pressionada para ser aprovada, especialmente em situações financeiras mais sensíveis ou sob pressão externa (do parceiro/a, da família) ou interna (para se recolocar profissionalmente e alcançar seus objetivos financeiros rapidamente), é muito comum e atinge quase todas as candidatas. Talvez, você pode estar se esforçando para dominar as matérias ou completar os módulos no tempo necessário, ou não está indo tão bem nos testes.

Para tornar a jornada mais leve, lembre-se de que você é mais do que uma nota de teste ou domínio das disciplinas. Independentemente do resultado, você tem habilidades, talentos e qualidades únicas. Lembre-se disso: nenhum ser humano é igual ao outro. Uma reprovação não significa que seu mundo acabou. Se você já passou por alguma reprovação ou tem medo dela, relembre outras situações em que teve sucesso e orgulhe-se delas.

Repita comigo: Eu sou capaz. Troque pensamentos negativos por afirmações positivas. Isso fortalece a confiança e reduz o estresse relacionado às provas.

Um outro mantra que tenho comigo é: Respire, não pire. Alguns minutos de descanso nos estudos, pode ser transformador.

Essas foram algumas dicas de hoje. Queremos ouvir você!

Como essas dicas estão ajudando na sua preparação? Compartilhe suas experiências nos comentários ou envie um e-mail para [email protected] 

Sua interação é essencial para fortalecer ainda mais a rede de apoio nesta jornada desafiadora e gratificante.


Estamos juntas nessa!


Grande abraço,

Equipe INTESI

3 respostas em "Saúde Mental - Parte 1 - Por que você está aqui?"

  1. Ola Boa Tarde !

    Nunca passei em nenhum concurso, por falta de dedicação, eu não me esforcei o necessário e acho que mesmo assim, não teria passado.
    Não falo isso por vitimismo. Tenho esta dificuldade em conseguir algo que é muito difícil pra mim, pode ser que para outros nem seja, mas pra mim é.
    Hoje vive uma fase em que meus filhos já são adultos e eu queria provar pra mim mesma que eu posso conseguir algo dificil na minha vida.
    Tenho tantos medos e eles são meus, ninguém tem culpa.
    Não tenho ânimo pra estudar, tenho formação universitária, mas me sinto uma analfabeta, esqueci muitas coisas, outras tenho dificuldade de aprender, tudo passou a ser mais dificil.

  2. Bom dia, tenho 57 anos, tenho formação técnica no ensino médio. Hoje me vejo com uma vontade enorme de ultrapassar meus próprios limites e medos, aqueles que me fez pensar que não podia querer mais da vida. Sou viúva e tenho uma filha de 28 anos professora. Estamos passando por um período de aprendizado. Já que faz quase 5 anos que meu marido faleceu. Não vou entrar em detalhes já que são muitas mudanças tanto financeira como psicológica. E passar em um concurso público traz estabilidade e estudar é se manter em movimento.

  3. Estou gostando das aulas. Muito obrigada pela oportunidade. E concurso público é muito concorrido. E somos capazes sim! E acredito que vamos muito além com o conhecimento 🌻

Deixe sua mensagem